Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica é desenvolvida na teoria construtivista e sociointeracionista, ou seja, a criança constrói progressivamente o seu saber, por meio de vivência e interação com o meio em que vive, intermediada pela ação dos educadores. Ela está fundamentada em teóricos como Candido Portinari, Loris Malaguzzi, Emmi Pikler, Maria Montessori, Winnicot, Paulo Freire, Celestin Freinet, Pestalozzi, Piaget e Vygostsky.

Acreditamos na pedagogia do afeto e da escuta e desejamos propiciar uma aprendizagem consistente, realizada em um ambiente coletivo, afetivo e desafiador, através de uma sólida formação cultural e escolar. Investimos no inglês orgânico, que é trabalhado de forma natural e contínua nas atividades propostas pela escola.

Escola Bilíngue

O inglês já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade e nada melhor que aprender isso o mais cedo possível e de forma lúdica.

Aqui na Portinari nós trabalhamos um inglês mais orgânico, feito por conversas, jogos, brincadeiras e músicas num momento entre o teacher e os alunos. Nós também não temos uma "hora do inglês", o inglês é a toda hora, pensando nisso, nosso teacher está inserido na rotina das crianças, fazendo-se presente em diversos momentos da tarde, nas atividades, refeições, momentos no pátio.

English has ceased to be a differential to become a necessity and nothing better than learning it as soon as possible and in a playful way.

Here at Portinari we work in a more organic English, made by conversations, games and music at a time between the teacher and the students. We also don't have an "English time", English is always available, thinking about it, our teacher is inserted in the children's routine, making himself present at different times in the afternoon,  in the activities, meals, moments in the playground.

Nossos pilares

Formação de valores: a história da Portinari está solidamente apoiada em valores humanos e éticos e na convicção de que princípios democráticos e o exercício da cidadania são também do seu fazer pedagógico.

Pedagogia sustentável e ativa: oferecemos situações de ensino que possibilitam o protagonismo do aluno, a aprendizagem com significado, sentido e contextualização, desafios, criatividade, colaboração e uso de novas tecnologias. Tudo isto com o princípio da sustentabilidade e da arte.

Alfabetização emocional: trabalhamos a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos, assim como, da compreensão dos sentimentos do outro e da capacidade de conviver e interpretá-los.

Alimentação: toda a alimentação é oferecida pela escola. Priorizamos a alimentação orgânica, pois acreditamos que a boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento emocional, físico e cognitivo das nossas crianças. Contamos com o apoio de uma nutricionista infantil;

Profissionais: nossos profissionais são treinados e capacitados de acordo com os nossos princípios e valores.

Aulas Integradas: fazem parte do currículo das crianças aulas de inglês, capoeira, vivencias corporais, artes plásticas, música, alfabetização emocional e sustentabilidade.

Missão

Oportunizar o desenvolvimento integral da criança, independentemente de sua condição física, cognitiva ou emocional. Nossa intenção é formar pessoas reflexivas, criativas, éticas e atuantes, com visão crítica e sustentável sobre si e sobre o mundo no qual está inserido.

Visão

Ser reconhecida como Escola referência em educação na cidade de Porto Alegre, pela qualidade nos serviços prestados, assim como na formação de profissionais da área.

• Respeito à infância;
  • Valorização da nossa Cultura;